Clube de vinhos Curitiba [Viaje sem sair de casa: Hungria]

No episódio 12 da nossa série “VIAJE SEM SAIR DE CASA” vamos falar dos vinhos produzidos em um país do leste europeu: HUNGRIA.
Apesar de não ser um dos principais locais que vem à cabeça quando pensamos em vinhos, a sua produção é algo muito importante para essa nação, chegando até a mencionar as videiras no hino.

Na área da grande planície, entre os rios Danúbio e Tisza é onde se produz quase metade dos vinhos húngaros, boa parte sendo vinhos de mesa.

Ao norte do país, a latitude favorece que sejam feitos tintos elegantes. Na parte mais quente ao sul, cultivam Bordeaux, Cabernet Sauvignon e Merlot, criando tintos bem encorpados.

O Tokay ou Tokaji, é definitivamente o vinho mais notável da Hungria. Considerado pelo monarca Luís XIV como “vinho dos Reis, Rei dos vinhos” e sendo o queridinho de personalidades como Goethe, Voltaire, Alexandre Dumas, Bram Stoker e Beethoven, até sendo citado nas obras de Schubert e Strauss. Com essa importância nem se imagina que ele é feito a partir de uvas que foram atacadas pelo fungo Botrytis, que causa a chamada “podridão nobre”. Nesse processo, as uvas Furmint, Hárslevelü ou Yellow Muscat são levemente desidratadas pelo fungo e tem a concentração de açúcar e acidez elevadas, resultando em um dos vinhos de sobremesa mais famosos do mundo.

Você provaria um rótulo com uma produção assim tão diferente? Deixe seu comentário.

Viaje todo mês com Clube do Vinho Sabor de Vinho, visite o site e veja a opção entre as 6 disponíveis, que mais se adéqua para você: www.sabordevinho.com.br
Whatsapp: (41) 99633-3481.

Voltar