Clube de vinhos Curitiba [Histórias: Vinícola Moët Chandon]

Da nossa série HISTÓRIAS, hoje no episódio nº 2: VINÍCOLA MOËT CHANDON.

 

Uma das mais famosas e maiores produtoras de Champagne é a Maison Moët & Chandon, ela foi fundada em 1743 por Claude Moët, sua sede fica em Épernay na França. Na época, o fundador começou a fazer entregas de vinhos da região de Champagne em Paris. Como durante o reinado de Luis XV aconteceu um aumento grande da demanda de vinhos efervescentes, Moët pode expandir rapidamente seus negócios e no final do século XVIII, já estava exportando suas bebidas para toda a Europa e Estados Unidos.


Com a popularização do conceito de um champagne vintage no ano 1840, Moët apresentou ao mercado seu primeiro vintage. Em 1860 ele começou a oferecer aquele que viria a ser seu rótulo mais conhecido, o Dom Perignon, um Imperial Brut que carrega em seu nome uma homenagem ao monge conhecido por ser considerado o “pai da Champagne”.

 

Hoje faz parte do grupo LVMH (uma fusão das marcas Louis Vuitton, Moët e Hennessy), que é considerado o maior produtor de artigos de luxo do mundo. Sua produção chega a dois milhões de caixas de champagne por ano, possuindo cerca de 1.500 acres de vinhedos.


A influência da produção da Moët & Chandon é tão vasta que suas champagnes foram degustadas por figuras icônicas como Thomas Jefferson e Napoleão Bonaparte, também são os fornecedores oficiais de champagne para a rainha Elizabeth II.


Na cultura pop eles são constantemente citados como na canção “Killer Queen”, da banda Queen no trecho "She keeps her Moët Chandon in her pretty cabinet“ outra citação ocorre na música “Champagne problems” da cantora Taylor Swift na parte “Dom Pérignon, you brought it”.

 

Quer saber mais sobre os vinhos mais importantes do mundo?! Venha fazer parte do Clube do Vinho Sabor de Vinho, acesse o site: www.sabordevinho.com.br ou ligue para gente Whatsapp: (41) 99633-3481

Voltar