Clube de vinhos Curitiba [Desvendando os Segredos das Uvas: Alvarinho]

Continuando nossa série “DESVENDANDO OS SEGREDOS DAS UVAS”, vamos revelar as particularidades da uva: Alvarinho. 

 

Essa é uma uva tão incriável que dois países da Península Ibérica brigam entre si para determinar onde ela se originou. Em Portugal afirma-se que ela é de Melgaço, a Região dos Vinhos Verdes. Na Espanha dizem que ela é da Galiza onde é chamada de Albariño, com vinhas de 200 anos. Os portugueses, no entanto, são mais famosos em relação à origem dessa casta.

 

As características dos vinhos de Alvarinho são a delicadeza, perfume acentuado, boa estrutura e acidez equilibrada. Sua graduação alcoólica é, normalmente, de 12%, um pouco superior aos demais vinhos brancos.

 

Entres os aromas mais presentes se encontram flores, como a de laranjeira, e frutas claras, como melão, limão, maçã, maracujá. Também é possível identificar um toque de erva-cidreira e notas minerais, e acidez equilibrada.

 

Apesar de ser um vinho branco, ele apresenta uma grande quantidade de taninos. Boa parte da produção desses vinhos são realizados sem passar por barricas, mas é possível destacar o Soalheiro Reserva dentre os que utilizam. A harmonização com refeições pode ser feita com pratos que levam arroz como o risoto, receitas da culinária japonesa, carnes como a de porco, aves, peixes e de frutos-do-mar.

 

Os vinhos de Alvarinho devem ser bebidos frescos. A temperatura ideal para aproveitar seus aromas é entre os 10 e 12°C.

 

Quer provar vinhos “de traz dos montes”?

Venha fazer parte do Clube do Vinho Sabor de Vinho, acesse: www.sabordevinho.com.br ou ligue para gente Whatsapp:(41) 99633-3481

 
Voltar